Oficinas de Bricadeiras para Crianças de 0 a 10 anos

.
                                                        PROJETO ESCOLA
OFICINAS PARA CRIANÇAS DE 03 A 10 ANOS
OFICINAS CAPACITAÇÃO PROFESSORES
OFICINAS PARA PAIS
CONTAÇÃO DE HISTORIA

Escolas por onde a Cia. andou...

• UMEI Juliana - 2009
• UMEI Carlos Prates – 2009
• UMEI Cavalinho de Pau – 2010 E 2011
• UMEI São Bernardo – 2010
• UMEI São Gabriel - 2011
• UMEI CIAQ do Barreiro - 2011
• UMEI MARIQUINHAS – 2010 E 2011
• UMEI BETINHO – 2011
• UMEI UFMG – 2013
• UMEI OURO MINAS - 2014

O que a Cia. Oferece

justificativa

• A brincadeira e o jogo teatral desenvolvidos para o universo da criança, são
pautados nos segmentos pedagógico, levando para a criança o
desenvolvimento do ser em seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo e
psicomotor. Percebe-se que a arte como uma grande auxiliar na educação,
busca no “fazer artístico”, as vicissitudes do ser, que se abre para sua
própria realidade e se comunica com o outro, aprendendo a se reconhecer
e se transformar dentro do contexto da sociabilidade.

• Ao interagir com os planos imaginário-simbólico da criança, desenvolvi as
brincadeiras, com o intuito de atuar no seu pequenino mundo, para
possibilitar e direcionar a capacidade de construir novas realidades a partir
das brincadeiras lúdicas. A escola é uma ferramenta e um lugar propicio
para esses encontros e realizações.

• A arte proporciona a criança,aos educadores e pais a oportunidade de
vivenciar a realidade através dos sentidos, contribuindo para a
compreensão e transformação das relações sociais e do mundo ao redor.

Luva encantada e o Circuito Lúdico

• O “Circuito lúdico”, são criados dois circuitos
distintos; a criança é estimulada de maneira
curiosa para entrar na brincadeira. Sua
inteiração e integração é o que revela neste
jogo pedagógico.

“O lúdico não está nas coisas, nos
brinquedos ou nas técnicas, como no
computador, mas nas crianças, ou melhor
dizendo, no homem, que as imagina,
organiza e Constrói”-Vera
Barros de Oliveira

• A “ luva encantada”, é um jeito gostos de
brincar, onde a criança cria junto com a
educadora personagens a partir do objeto
“Luva”.O real se transforma em
encantamento e a magia é contagiante.

• “ A razão pela qual o jogo imaginativo parece
ser uma área de habilidade avançada com
respeito à múltipla representação, é que o
conhecimento sobre as identidades real
imaginária pode operar em diferentes níveis
“( LLIARD, 1993) – Edda Bontempo

• A improvisação é a mola mestre para esta
dinâmica.

Contação de Historia e o
Lobo...
• Como contar uma estória a uma criança e
obter dela sua atenção? E nesta questão que
a educadora cria jeitos e formas que contagia
o interesse e a disposição da criança. Estórias
como “ pássaro azul”,” o menino e o sino”,
entre outras...leva à criança, momentos de
prazer e emoções inusitadas. O objeto tecido,
dá margem a imaginação e contorna o brincar.

• O chapeuzinho vermelho, é contado com as
mãos, este jeito diferente de contar a estória,
estimula e desperta a simplicidade do lúdico!

• A “tartaruguinha “ é um musical (Daniela
Libano), que a educadora criou uma
Coreografia, que pode ser representada em
eventos da escola.

• O “lobo mal tai...”é o carro chefe de toda
brincadeira! O faz de conta “ como se, traz a
criança o resgate da tradição e do rito.A
imaginação, a liberdade, e o envolvimento da
criança, são ingredientes principais desta
brincadeira é o jeito gostoso de brincar, ao
ritmo do pandeiro.

• “A Criança com alta predisposição à fantasia
são geralmente melhores em tarefas que
envolvem habilidades sociocognitivas, como
assumir papéis ou tarefas de competência
Social” – Edda Bomtempo

A coroa do Rei e o banho da minhoquinha...

• A expressão corporal, na “Cora do
Rei”, é um mecanismo,que desperta na
criança a sua compreensão e o
entendimento,de cada gesto criado a
partir do envolvimento na brincadeira .
A educadora interage, com canções e
estória da rainha e do rei que desejam
cuidar do seu jardim.

• “ A simbolização através dos objetos
funciona como precondição para o
aparecimento do jogo sociodramatico,
considerado por Piaget como a mais
alta expressão do jogo simbólico.” Edda
Bontempo.

• A minhoquinha, é um jeito lúdico de
encontros e relações. A criança cuida
de si e do outro e compartilha suas
emoções.Quando a minhoquinha está
no seu tempo e direito de brincar...a
criançada se diverte no comando da
educadora.

Pais e Educadores

• O encontro com o educador para esta
proposta é orientar, trocar as experiências
e buscar suprir as necessidades e as
demandas que cada escola exige!.A sala
de aula pode se transformar em um
espaço encantador/lúdico. E os objetos
simples são os que contornam toda a
praticidade do aprendizado.

• “ Pais e Educadores que respeitam a
necessidade da criança de brincar
estarão construindo, portanto, os
alicerces de uma adolescência mais
tranqüila ao criar condições de expressão
e comunicação dos próprios sentimentos
e visão de mundo” ( Vera Barros de
Oliveira)

• O encontro entre, a educadora e os pais,
é para buscar a entendimento da relação
da criança em seu universo familiar e no
convívio social.O diagnóstico é feito de
maneira lúdica e prazerosa, a escola quer
saber o que os país fazem em relação às
suas crianças: se leiam, o que brincam, o
que comem...entre outros interesses de
suma importância.

Teatro na Educação

• O teatro é a arte do ser humano, que exigi a sua
presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu
gesto, manifestando a necessidade através da
expressão e da comunicação. O encontro irá
sensibilizar as crianças,as educadoras, os pais para o
uso do teatro em sala de aula e em seu convívio social,
como instrumento pedagógico estratégico para o
desenvolvimento integral do ser humano. O trabalho
será orientado por Artista profissional com formação e
experiência em Teatro.

MINUTA DAS OFICINAS

“ Luva Encantada” –

Material didático: Luvas Cirúrgicas brancas ou preta e pincel atômico (azul ou vermelho)
Conteúdo: Identificação do material junto a criança; a criação dos personagens: um menino e uma menina; criação do nomes para
esses personagens, e o despertar dos setes orifícios da face; compreender cada função , estimular a criança a pensar e a
construir um “amiguinho” e brincar!

“Circuito Lúdico”

Material didático- fita crepe – larga – colorida ou normal
Conteúdo – São feitos dois circuitos distintos um com retas regulares e o outro com retas irregulares, a criança é instigada nesses
dois segmentos onde é trabalhado, a concentração e a coordenação motora, o equilíbrio, a atenção´; estimula a criança o
interesse em concluir todo o circuito. Um grupo de três ou cinco crianças que iniciam a exploração dos circuitos e as outras
crianças ficam observando ( formação de público) ; cada grupo completara o trajeto junto.

“ A coroa do Rei”

Material didático: objetos pequeno de plástico ou metal.
Instrumento: Pandeiro
Conteúdo: Inicia-se com uma música que estimula a criança a dançar livremente pelo espaço, quando acaba a música a criança fica
no estado imobilidade -“Estátua” e é criada uma estória da rainha que pede ao Rei uma linda estátura para o seu jardim...o
combinado vem através do comando que o rei impõe movimentações/planos...a criança é estimulada e conduzida a chegar ate
o final da brincadeira... ”Se a coroa cair...a criança tem que sair...é a lei do rei” ( formação de público).

“Minhoquinhas”

Nesta brincadeira a criança tem o primeiro contato corporal com as outras crianças, este contato é muito importante para
respeitar o corpo e o espaço do outro; a minhoquinha é criada a partir do aquecimento corporal.No encontro das minhoquinhas
o combinado e o comando são métodos que estimulam os momentos: quando a minhoquinha toma banho (educação de
higiene); a minhoquinha vai passear ( educação do lazer);a minhoquinha exercita (educação da saúde);a minhoquinha alimenta
(educação alimentício); e a minhoquinha quer brincar...é o melhor da brincadeira...

“Lobo mal taí...”

Instrumento: Pandeiro.
Inicia-se com uma musica que a criança acompanha o desfecho com se fosse um cortejo. A educadora nos momentos
propícios, pergunta para as crianças, se os personagens que compõem a historia ( vovó, caçador, chapeuzinho vermelho) se
“estão ai...?” ate que vem a surpresa: a chegada do lobo mal. Cria-se o lobo diante da criança de forma e jeito simples. A
criança embarca na brincadeira , porque acredita na transformação por causa da preparação minuciosa da brincadeira. A
correria o a gritaria corre a solta quando o lobo corre atrás...esta brincadeira é realizada apenas com crianças a partir de 4
anos.

“ Contação de Historia”

“O Menino e o Sino”
Esta estória foi inspirada em uma estória real, de uma criança moradora da cidade de Tiradentes, que adorava ouvir os sinos da
cidade, toda vez que os sinos rebelavam ele saia correndo de onde tivesse para apreciar aquela beleza de sonoridade.
Material didático: Sino pequeno e o tecido leve.
Conteúdo: conta a estória que os sinos não tocam mais, por causa de uma bruxa que desencantou o vento daquela região longínqua onde só a imaginação consegue chegar...foi quando um pássaro encantado revelou o feito para criança e revelou que somente ela poderia encantar o vento novamente...o pássaro explica o caminho, as luas e cada passo que a criança deve
ir para se chegar ao lugar que o vento está desencantado...as crianças ouvintes são coadjuvantes dessa historia participando e contribuindo para o desfecho dessa estória linda e emocionante!

“Chapeuzinho Vermelho com os Dedinhos

Estória clássica criada do jeito lúdico contada pelo dedos das mãos – cada personagens desse clássico é apresentado para a criança que é estimulada a fazer seus próprios personagens, é lindo e envolvente a criança é estimulada a sua atenção quando todo o desfecho da historia é revelado.

"Pássaro Azul”

Material didático: tecido azul.
Conta a estória de um peixe que queria conhecer a estrela lá do céu, porque a do mar o peixinho já conhecia... e é através de um encontro com o pássaro azul, ele consegue o feito...mas nesta aventura o peixinho se depara com muitas dificuldades... ate conseguir chegar em seu desejo, e quando ele chega no céu...tem é uma festa!

“A Tartaruguinha

Material Didático: som play – cd
É a estória da tartaruguinha que é coreografada explorando e estimulando na criança sua atenção e seu entendimento, é neste sentindo que é proposto gestuais, que contém planos entre outros, que despertam na criança o jeito prazeroso de dançar e interpretar a música.

Contatos

• ROSANA FERREIRA –
• EMAIL – rosana.costa88@gmail.com
• Fones: 31-3024 2695
• Celular 31 – 9973-8499 – Claro
• 31 – 9334-5718 – Tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário